Olá pessoal!
Este é um assunto que abordo muito no meu consultório. A necessidade de nossos diálogos internos. E sempre digo, repito, reafirmo e enfatizo a importância de praticarmos tal exercício.
Bom, eu chamo de diálogo, porque na verdade, é como aquele bate-papo, que tanto fazemos com os outros e de uma forma fácil - na maioria das vezes. Nesse bate-papo até sabemos em muitos momentos dizer o que o outro deve fazer, o que é certo e errado e se a pessoa inclusive está “certa ou errada”.
Pois é! Será que sabemos mesmo do que alguém deve ou não fazer? Será? Então eu pergunto: Você decidi as situações de um modo rápido e sem nenhum tipo de ansiedade?
Vejam bem, ansiedade é na verdade intrínseco ao ser humano, por isso que os diálogos são “estratégicos”. Parar é estratégico, refletir, planejar e sentir, sentir e sentir.
Nos nossos diálogos internos conseguimos encontrar as respostas para alguns questionamentos. Conseguimos nos harmonizar e principalmente nos encontrar. Nos encontrar no sentido de que no momento dessa parada temos a oportunidade de fazer perguntas tais como: O que acontece comigo agora? O que eu sinto com tal situação? O que isso me causa a ponto de me deixar irritada(o) ou com raiva?
Sabe aquelas perguntas que deve nos trazer para o momento presente, para o agora? Aqueles questionamentos nos levando a sentir como estamos reagindo a determinada situação? Isso mesmo! Quando nos mantemos vigilantes de nós mesmos, mantemos-nos na consciência do SER! Do que EU SOU VERDADEIRAMENTE!
Então a minha sugestão é: Converse com você mesma (o), não tenha vergonha de se descobrir e de descobrir seus medos, entraves, formas alternativas de ver a vida, e principalmente de estar AQUI! PRESENTE!
Pensem sobre isso!
Conviva com você mesma (o)... Se dê um tempo! Curta-se! Delicie-se com sua presença! Dessa forma você estará mais inteira (o) para o mundo!
Um enorme abraço fraterno a todas e a todos! Um bom final de semana e vamos aos nossos diálogos internos!
Adriana Pimentel
10 comentários:
Eu também repito as suas palavras. Amei seu blog. Vou ler cada post com gostinho que quero mais.
Já adicionei você.
Bom fim de semana
Um grande abraço
Já coloquei o seu link em meu blog.
É complicado. Tem decisões que precisamos tomar que conseguimos ser racionais, mais ponderadas, mas tem outras que a emoção desce ladeira a baixo e deixa a ansiedade tomar conta........ aprender a controlar é o difícil.
Beijos
lelê
É verdade Lelê! Por isso sugiro sempre pararmos... O silêncio nos traz muitas respostas.
Sempre estaremos treinando nos controlar. Vá em frente!
Beijos Adriana Pimentel
No silêncio da nossa interioridade é que descobrimos o nosso verdadeiro ser, sem máscaras, sem maquiagem. Este é um passo importante para o autodesenvolvimento e crescimento, levando a pessoa à liberdade e felicidade. Gostei muito do seu blog. Também sou psicóloga e temos muita coisa em comum. Vou estar sempre por aqui. Beijos e fique com Deus.
Nossa! Estou vendo que frequentar esse blog vai me fazer muito bem, muito mais do que eu poderia imaginar. Essa sugestão é fantástica, a dos diálogos internos. Há coisas que somente com a gente mesmo que nos é possível conversar a respeito, e essa estratégia ajuda muito no auto-conhecimento se ela for adota com a máxima honestidade. Obrigada pelo toque. :)
...
Adriana, a melhor forma de a gente aprender sempre um pouquinho mais sobre a blogosfera é nevagando muito por ela. Foi assim que eu aprendi o que é uma blogagem coletiva, e achei que seria uma boa forma de comemorar o aniversário do Bicha Fêmea. Antes, eu participei de algumas. Agora meu desafio é cuidar bem de uma e fazer com que a festa seja legal para mim e para quem participar dela. :)
Então vamos comemorar! ;D
oieeeeeeeeee adorei. to t seguindu mesmuuuu.
fiku esperandu vc por lá.
bjússss
lena
Adorei seu blog!!!!! Estou encantada! Sem palavras.
Sabe,começarei em fevereiro o curso superior de psicologia, e vejo que também aqui aprenderei muito a este respeito!
Abração.
Realmente nos olhar, nos entender é uma necessidade constante à nós mesmos!
Amei seu blog, já estou nele!
Beijo
Acabo de conhecer seu blog e adorei! Diálogo interno... realmente é muito importante nos conhecermos... nossas limitações, nossos desejos... Adorei o texto! Beijos!
Postar um comentário