segunda-feira, 18 de maio de 2009

- Dor de cabeça (cefaleia)

Este é um tema que devemos ter uma certa atenção! O fato de podermos conhecer nosso corpo ajuda também no diagnóstico, pois às vezes a dor de cabeça é provocada por uma grande tensão muscular, como explica muito bem o texto. Leiam, tirem suas dúvidas e qualquer dúvida mande sua pergunta!!! Pesquisarei pra você! Com muito prazer. E caso realmente constate que sua dor de cabeça não ter ligação com as hipóteses citadas abaixo, procure outro especialista, um psicólogo por exemplo, ele poderá ajudar a você entender alguns acontecimentos da sua vida. Um grande abraço.

A dor de cabeça (cefaleia) conta-se entre os problemas de saúde mais comuns. Alguns sofrem disso frequentemente, enquanto outros quase nunca têm cefaleias. Tanto as cefaleias crónicas como as recidivantes podem provocar sofrimento e angústia, mas é pouco frequente que representem um problema grave de saúde. No entanto, qualquer alteração no padrão ou na natureza da dor de cabeça poderá ser o sintoma de um problema grave (por exemplo, uma dor esporádica que muda para frequente ou de leve para aguda) e por este motivo deverá solicitar-se a assistência médica o mais rapidamente possível.

Muitas dores de cabeça são provocadas por uma grande tensão muscular ou por enxaquecas e pode também acontecer que não haja uma causa óbvia. Outras estão associadas a perturbações nos olhos, no nariz, na garganta, nos dentes e nos ouvidos. Geralmente as dores de cabeça crônicas que se atribuem ao fato de forçar a vista são na realidade cefaleias tensionais. Uma dor aguda e de manifestação recente pode ser sintoma de uma pressão elevada do liquido ocular (glaucoma), constituindo esta situação, sem dúvida, uma urgência médica. Daí que a consulta ao oftalmologista possa contribuir para a identificação da causa e tratamento deste tipo de dor. A hipertensão pode provocar uma dor pulsátil na cabeça, mas é pouco frequente que seja a causa de uma cefaleia crônica.

Habitualmente, o médico pode determinar a causa de uma cefaleia a partir da história clínica do doente e do seu exame físico, mas, por vezes, pode ser necessária uma análise de sangue para detectar uma doença subjacente. Quando o médico suspeita que as cefaleias são devidas a uma infecção (por exemplo, meningite), efetua uma punção lombar, através da qual extrairá um pouco de líquido da coluna vertebral para o seu exame ao microscópio. Uma infecção provocada por bactérias ou fungos que inflamem as meninges (membrana que cobre o cérebro e a medula espinhal) é uma causa pouco frequente de uma cefaleia específica e habitualmente aguda e ininterrupta. A febre e outros sintomas de doença grave são característicos de tal infecção. O médico pode também efetuar uma punção lombar se suspeitar de que há uma hemorragia nas meninges.

Só em algumas ocasiões as cefaleias crônicas se devem a tumores ou lesões encefálicas ou à falta de oxigenação cerebral. Se o médico suspeitar de um tumor, de um icto ou de outro problema encefálico, poderá solicitar exames que permitam obter imagens do cérebro, como uma tomografia axial computadorizada (TAC) ou uma ressonância magnética (RM).

* Retirado do Manual Merck – Edição de Saúde para Família.

4 comentários:

Renato disse...

Olá bom dia!
Meu irmão teve meningite viral, e precisou extrair o líquido da coluna. Duas semanas se passaram e ele continua tendo fortes dores de cabeça. Isso é normal?

Desde já agradeço.
Renato

PSICO? LÓGICO! disse...

Olá Renato!

Veja bem. Cada caso é único. O mais indicado seria você procurar o médico do seu irmão para fazer uma investigação a respeito da referida dor.

Um abraço.

Miriele Veloso disse...

Ola tenho 13 anos e a duas semanas sinto dores de cabeça q começa da nuca e passa para toda a cabeça. De vez em quando tambem sinto tensao nos ombros. Enfim pensamos q era sinusite e compramos dois remedios fiz o tratamento correto e durante este tratame to melhorou mais depois q o tratamento acabou voltou as dores. Estou desesperada pois tenho medo de ser algo grave! Purfavor ne ajude. Desde ja agradeço

Patricia Gabriele disse...

Mariele estou na mesma situação que você

Related Posts with Thumbnails

Vídeos

Loading...