sábado, 7 de novembro de 2009

- Diálogos Internos


Olá pessoal!

Este é um assunto que abordo muito no meu consultório. A necessidade de nossos diálogos internos. E sempre digo, repito, reafirmo e enfatizo a importância de praticarmos tal exercício.

Bom, eu chamo de diálogo, porque na verdade, é como aquele bate-papo, que tanto fazemos com os outros e de uma forma fácil - na maioria das vezes. Nesse bate-papo até sabemos em muitos momentos dizer o que o outro deve fazer, o que é certo e errado e se a pessoa inclusive está “certa ou errada”.

Pois é! Será que sabemos mesmo do que alguém deve ou não fazer? Será? Então eu pergunto: Você decidi as situações de um modo rápido e sem nenhum tipo de ansiedade?

Vejam bem, ansiedade é na verdade intrínseco ao ser humano, por isso que os diálogos são “estratégicos”. Parar é estratégico, refletir, planejar e sentir, sentir e sentir.

Nos nossos diálogos internos conseguimos encontrar as respostas para alguns questionamentos. Conseguimos nos harmonizar e principalmente nos encontrar. Nos encontrar no sentido de que no momento dessa parada temos a oportunidade de fazer perguntas tais como: O que acontece comigo agora? O que eu sinto com tal situação? O que isso me causa a ponto de me deixar irritada(o) ou com raiva?

Sabe aquelas perguntas que deve nos trazer para o momento presente, para o agora? Aqueles questionamentos nos levando a sentir como estamos reagindo a determinada situação? Isso mesmo! Quando nos mantemos vigilantes de nós mesmos, mantemos-nos na consciência do SER! Do que EU SOU VERDADEIRAMENTE!

Então a minha sugestão é: Converse com você mesma (o), não tenha vergonha de se descobrir e de descobrir seus medos, entraves, formas alternativas de ver a vida, e principalmente de estar AQUI! PRESENTE!

Pensem sobre isso!

Conviva com você mesma (o)... Se dê um tempo! Curta-se! Delicie-se com sua presença! Dessa forma você estará mais inteira (o) para o mundo!

Um enorme abraço fraterno a todas e a todos! Um bom final de semana e vamos aos nossos diálogos internos!

Adriana Pimentel

10 comentários:

Norma Villares disse...

Eu também repito as suas palavras. Amei seu blog. Vou ler cada post com gostinho que quero mais.
Já adicionei você.
Bom fim de semana
Um grande abraço

Norma Villares disse...

Já coloquei o seu link em meu blog.

Casa de Catarina - lelê disse...

É complicado. Tem decisões que precisamos tomar que conseguimos ser racionais, mais ponderadas, mas tem outras que a emoção desce ladeira a baixo e deixa a ansiedade tomar conta........ aprender a controlar é o difícil.
Beijos
lelê

Psico?lógico! disse...

É verdade Lelê! Por isso sugiro sempre pararmos... O silêncio nos traz muitas respostas.
Sempre estaremos treinando nos controlar. Vá em frente!
Beijos Adriana Pimentel

Maria José Rezende de Lacerda disse...

No silêncio da nossa interioridade é que descobrimos o nosso verdadeiro ser, sem máscaras, sem maquiagem. Este é um passo importante para o autodesenvolvimento e crescimento, levando a pessoa à liberdade e felicidade. Gostei muito do seu blog. Também sou psicóloga e temos muita coisa em comum. Vou estar sempre por aqui. Beijos e fique com Deus.

Lidiane Vasconcelos disse...

Nossa! Estou vendo que frequentar esse blog vai me fazer muito bem, muito mais do que eu poderia imaginar. Essa sugestão é fantástica, a dos diálogos internos. Há coisas que somente com a gente mesmo que nos é possível conversar a respeito, e essa estratégia ajuda muito no auto-conhecimento se ela for adota com a máxima honestidade. Obrigada pelo toque. :)


...
Adriana, a melhor forma de a gente aprender sempre um pouquinho mais sobre a blogosfera é nevagando muito por ela. Foi assim que eu aprendi o que é uma blogagem coletiva, e achei que seria uma boa forma de comemorar o aniversário do Bicha Fêmea. Antes, eu participei de algumas. Agora meu desafio é cuidar bem de uma e fazer com que a festa seja legal para mim e para quem participar dela. :)

Então vamos comemorar! ;D

Helena Rocha disse...

oieeeeeeeeee adorei. to t seguindu mesmuuuu.
fiku esperandu vc por lá.
bjússss
lena

Sarah El Khouri disse...

Adorei seu blog!!!!! Estou encantada! Sem palavras.
Sabe,começarei em fevereiro o curso superior de psicologia, e vejo que também aqui aprenderei muito a este respeito!
Abração.

Fabi Paranhos disse...

Realmente nos olhar, nos entender é uma necessidade constante à nós mesmos!
Amei seu blog, já estou nele!
Beijo

Lud disse...

Acabo de conhecer seu blog e adorei! Diálogo interno... realmente é muito importante nos conhecermos... nossas limitações, nossos desejos... Adorei o texto! Beijos!

Related Posts with Thumbnails