sexta-feira, 14 de agosto de 2009

- Medo!! O que é esse sentimento?

Esse é um sentimento que nos paralisa, que nos faz entrar em nossos fantasmas, em crenças que nos limitam e até nos impedem de enxergar soluções que estão bem mais fáceis do que nós imaginamos.

Em alguns casos o medo é tanto que causa até uma baixa na auto-estima, pois o indivíduo pensa que não consegue nada, desacreditando na sua capacidade de realização e da própria competência.

É necessário nesses casos resgatar valores, reavaliar as crenças, desmistificar padrões ou experiências vividas em outras ocasiões das nossas vidas. Pois algumas dessas experiências as quais às vezes não associamos tamanha dificuldade, são as que nos bloqueiam, nos engessam e nos limitam.

Para tanto algumas pessoas precisam de um processo de autoconhecimento, ou seja, de um trabalho terapêutico, onde através de técnicas apropriadas, o enfrentamento do medo deve ocorrer, para a evitação da fuga constante, afinal só sabemos que algo está quente ou frio se experimentarmos; só saberemos o que tem atrás de uma porta se a abrirmos. O enfrentamento dos conflitos, dúvidas, pendências... Com uma ajuda adequada, é um dos passos fundamentais para a redescoberta do ser confiante, único, vencedor e criativo que há dentro de nós.

Sei que até o fato de procurar ajuda dá medo, mas sabe o porquê disso? É a resistência a mudanças, isso mesmo, o medo de mudar, de sair da zona de conforto, “então eu fico no meu casulo ou na minha caverna”, e vou usando o método do conformismo, é verdade! Você pode não admitir mais isso existe, claro que em muitos casos esse ato é inconsciente, por isso devemos buscar o método da aceitação, pois é ela que nos faz olhar para a realidade e que nos faz sair do lugar paralisado em que estamos para a busca de soluções.

Então vamos lá juntos, admitindo nossas falhas, nossas limitações, nossos erros e medos, nos ajudando, nos permitindo a crescer juntos..... sempre.

Um enorme abraço de confiança em todos!


* Por Adriana Pimentel

2 comentários:

Marcus Paulo disse...

Que boa são as suas matérias... Elas sempre nos ajudam a pensar.

Danielle disse...

Adorei seu blog, muito instrutivo! Parabéns!

Related Posts with Thumbnails